sábado, 25 de fevereiro de 2012

PAP Sr Milho em biscuit

Material necessário:







* Massaroca- cone de esferovite
                               - biscuit amarelo
* Abóbora 
    - 8 bolas de esferovite de 40mm
    - biscuit laranja
     - palitos
     - fita cola crepe
* Pés  
      - 2 meias bolas de esferovite de 70mm
      - biscuit verde
* Mãos 
     -40cm de arame maleável
     -biscuit verde
* Nariz, boca e bochechas
     -biscuit laranja
* Batata  
   -biscuit castanho
*Olhos
   -biscuit branco



*O biscuit é uma massa que pode ser tingida com tinta de óleo, têxtil entre outras. 
*As cores acentuam-se depois de secas. 
*Demora 1 a 2 dias a secar.
*Tem que ser muito bem amassado para facilitar ao modelar a peça.


* Massaroca





Estica-se muito bem a massa e com ela forra-se o cone de esferovite, alisando muito bem, tendo o cuidado de não deixar ar no seu interior.







Quando a massaroca estiver bem lisa e sem ar no seu interior, com a ajuda de um teque fazem-se uns cortes no sentido vertical e depois horizontal a toda a volta da massaroca , desenhando assim os grãos de milho, sempre com muito cuidado para não lhe deixarmos marcas indesejadas.







* Abóbora
Para fazer a abóbora, unem-se entre si  as bolas de esferovite com a ajuda de palitos, e com fita cola crepe revestem-se completamente as bolas.





De seguida estica-se e alisa-se a massa, e com ela reveste-se a peça de esferovite tendo sempre o cuidado de a alisar muito bem e não deixar marcas nem bolhas no seu interior.








*Pés
Forra-se metade de uma bola de esferovite com biscuit verde, com a ajuda da palma da mão, afunila-se um pouco numa das extremidades, fazendo a peça rodar. Com a ajuda de um teque fazem-se uns cortes irregulares a toda a volta do pé.








* Batata
Com a massa castanha, faz-se uma bola e molda-se algo semelhante a uma batata. esta peça vai servir como apoio à montagem da peça final.




*Braços
Para os braços, estica-se um rolo com a massa verde e faz-se um esparguete. Introduz-se no seu interior o arame, pressionando e rodando para o esparguete ficar liso. O arame vai nos permitir moldar os braços para onde quisermos sem que a massa quebre.







* Mãos
Para as mãos fazem- se duas bolas com o biscuit verde , achatam-se e afunilam-se numa das extremidades.
Fazem-se uns cortes para definir os dedos, faz-se um buraco nas extremidades, chega-se cola branca e colam-se as mãos aos braços. Com o teque fazem-se uns cortes decorativos.






* Nariz, bochechas e boca
Com a massa laranja, fazem-se duas bolas para as bochechas, uma bola para o nariz e uma bola pequenina para a boca. Achatámo-las um pouco de maneira a ficarem com a forma de desejada, e colam-se com cola branca. Com um pouco de massa branca, fazemos os olhos e colámos com cola branca.








Depois de prontas todas as peças, dámos-lhes umas pinceladas curtas e precisas com a técnica do pincel seco (molha-se o pincel na tinta e  tira-se todo o excesso num papel absorvente) em várias direcções.
Na massaroca, com tinta laranja, pincela-se os cortes horizontais e verticais, retirando de seguida com um pano húmido todo o excesso. Pinta-se os olhos.
As partes que foram coladas com cola branca, devem ser pressionadas de vez em quando, porque o biscuit tende a encolher (embora numa infíma percentagem) à medida que vai secando.
Tudo isto feito procede-se à montagem e decoração da peça. A batata vai servir como apoio na parte de trás, por baixo da abóbora.








OBS. Esta peça foi elaborada num workshop com Paula Mendes.


























Sem comentários:

Enviar um comentário