domingo, 26 de fevereiro de 2012

PAP Patchwork Embutido



Patchwork embutido ou sem agulhas






Material Necessário
-Cartão patch
-Cola base de jacarelar
-Tesoura
-Abre casas
-Caixa de cartão ou madeira
-Tecidos
-Estilete



1-Corta-se a placa de cartão patch à medida do tampo da caixa onde se vai fazer o patchwork, e com a cola cola-se a placa ao tampo.

2-Faz-se uma moldura no cartão patch a toda à volta do caixa e no centro desta moldura , risca-se o desenho pretendido.

3-Assim que tenhamos o desenho riscado, com a ajuda de um estilete, procede-se à abertura de todos os riscos do desenho assim como da moldura.






4-Depois de feito tudo isto e de termos escolhido os padrões dos tecidos que queremos aplicar no nosso trabalho, começa-se a colar e a introduzir o tecido nas ranhuras da placa.
Vamos "colorindo" o desenho com os tecidos "peça a peça" como se fosse um puzzle. 
 Coloca-se o tecido em cima da "peça" que vamos preencher, introduz-se ligeiramente o tecido num dos lados da "peça" utilizando o abre casas, chega-se cola, introduz-se ligeiramente o tecido a toda a volta da "peça", corta-se o excesso do tecido a toda a volta e finalmente com o abre casas introduz-se o tecido totalmente até sentirmos o fundo do tampo da caixa.





Vamos repetindo todos estes passos até preenchermos todo o " puzzle".








Quando o centro estiver todo preenchido, procede-se ao acabamento da moldura e consequentemente das abas da caixa. Colamos uma tira de tecido a toda à volta da caixa, deixando uma margem de tecido para cima e para baixo, que dê para fazer o acabamento na parte de baixo e na parte de cima. Com a margem de tecido que deixamos para cima, vamos fazer uns cortes nos quatro cantos para fazermos a moldura. Vamos colando e introduzindo o tecido nas ranhuras dos cantos e ranhuras da moldura, procedendo sempre da mesma forma que fizemos com o centro.
Na parte de baixo do tampo da caixa colamos o excesso de tecido para dentro ou então podemos corta-lo, sendo que desta forma temos que pincelar as beiras do tecido com termolina leitosa antes de o cortarmos, para desta forma não desfiar.







A parte de baixo da caixa pode ser decorada a gosto.




OBS. Esta caixa foi feita num workshop com Paula Mendes



  






















Sem comentários:

Enviar um comentário