sábado, 30 de outubro de 2010

PAP - Caixa com guardanapo almofadado


1. Pintar a base da caixa com tinta acrílica bege (ou outra cor á escolha).

2. Depois de seca a tinta, pincelar generosamente com a base para craquelet e deixa-se secar.

3. Aplicar o craquelet azul (neste caso), generosamente sem esticar e em suaves e pequenas pinceladas. Deixa-se secar até abrir completamente.


4. Para fazer o almofadado, tiramos uma só folha da parte de trás do guardanapo, corta-se o tecido branco que vai servir de base para toda a operação, á medida do guardanapo, não esquecendo de deixar sempre uma margem de mais ou menos dois cm a mais do que a placa de madeira onde se vai proceder á aplicação.

5. Aplica-se Multicolage no tecido branco, encharcando bem.

6. De seguida, coloca-se o guardanapo em cima do tecido, calcando bem, com muito cuidado para que não fique enrugado nem com bolhas. Deixar secar um bocadinho.

7. Passar Multicolage no guardanapo, sempre de dentro para fora. Deixa-se secar muito bem, e se não acharmos que ficou suficientemente forte pode-se passar multicolage uma segunda vez.







8. Passar a cola permanente na berma do guardanapo, e na tampa da caixa já previamente pintada á cor escolhida.









9. Quando pusermos a mão na cola e já não estiver húmida, colocamos a manta acrílica/enchimento sob a placa de madeira e centramos o guardanapo na manta acrílica.

10. Dobramos os cantos (pressionando muito bem) pela parte de trás da placa de madeira, e depois vamos dobrando as quatro beiras uma a uma, como se estivéssemos a encadernar um livro.









11. Encaixamos a placa agora almofadada no tampo da caixa, e se for necessário com a ajuda de um estilete fazemos com que os cantos entrem bem no encaixe.

12. O acabamento pode ser feito com a laca de água brilhante.





Obs. Podemos também utilizar esta técnica com tecido estampado, não sendo necessária a base branca de tecido. Coloca-se directamente o tecido estampado em cima da manta acrílica e a placa de madeira, utilizando da mesma forma a cola permanente para ser mais fácil a sua aplicação/ fixação.

Sem comentários:

Enviar um comentário