1. Cortar o papel decoupage á medida do tampo da caixa.
2. Passar cola permanente na superfície da caixa onde se vai aplicar o papel de decoupage (neste caso será no tampo da caixa). Deixar secar.
3. Quando a superfície onde aplicamos a cola permanente, tiver atingido o estado de mordência, isto é, ao colocarmos a mão na cola sentirmos que gruda sem vir cola atrás, aplicamos o papel de decoupage.
4. Escolher os motivos que pretendemos tridimensionar / realçar, reservar o duplicado dos motivos escolhidos pois iremos utilizá-los no final desta técnica.
5. Com a ajuda de um palito, aplica-se generosamente a cola de jacarelar nos motivos escolhidos, sem irmos ao limite da figura deixando mais ao menos 1 a 2 mm de margem.
6. Depois de aplicada a cola em cada motivo, devemos contorna-los com um palito, para que a silhueta da figura fique mais acentuada. Vamos contornando e limpando o palito .
7. Este processo vai se repetir 3 vezes, tendo que secar até ficar transparente entre cada uma das aplicações.
8. Depois das 3 camadas aplicadas, e quando a ultima estiver completamente transparente, vamos colar os motivos que reservamos no inicio, em cima de cada motivo correspondente com cola de jacarelar mas sem encharcar, alisando muito bem e pressionando o limite da figura com a ajuda de um boleador.
9. Passámos cola multicolage por toda a superfície do tampo. Depois de seco, retirámos algumas bolhas que eventualmente possa ter, pressionando com a ajuda da mão.
10. Pinta-se o fundo da caixa, decora-se a gosto e faz-se o acabamento de toda a caixa com laca solúvel em água.
.
domingo, 31 de outubro de 2010
PAP - Decoupage 3D
Etiquetas:
Caixas,
Caixas Decorativas,
Decoupage 3D,
PAP
PAP - Cola Térmofusivel Heat Bond
Ultra Bond – Dá para tecidos, quando não queremos coser, colando á peça com o ferro de engomar. Dá também para aplicação de tecido em madeira.
Estes desenhos são um exemplo do que se pode fazer com os kits de tecido que trazem os respectivos moldes:
1. Risca-se o molde no tecido
2. Antes de recortar os moldes, coloca-se o tecido em cima da película Ultra Bond, com a parte que tem a cola para dentro.
3. Passa-se com o ferro de engomar bem quente e sem vapor, para que o tecido adira bem á película.
4. Recorta-se o molde, retira-se a película de trás do recorte.
5. Posiciona-se o recorte na peça onde vamos aplicá-lo, e vamos passando com o ferro de engomar bem quente e sem vapor, recorte a recorte, como se estivéssemos a fazer um puzzle, tendo sempre o cuidado de ver quais os recortes que vão em primeiro lugar e os que vão em ultimo, pois alguns recortes sobrepõem-se a outros.
Estes desenhos são um exemplo do que se pode fazer com os kits de tecido que trazem os respectivos moldes:
1. Risca-se o molde no tecido
2. Antes de recortar os moldes, coloca-se o tecido em cima da película Ultra Bond, com a parte que tem a cola para dentro.
3. Passa-se com o ferro de engomar bem quente e sem vapor, para que o tecido adira bem á película.
4. Recorta-se o molde, retira-se a película de trás do recorte.
5. Posiciona-se o recorte na peça onde vamos aplicá-lo, e vamos passando com o ferro de engomar bem quente e sem vapor, recorte a recorte, como se estivéssemos a fazer um puzzle, tendo sempre o cuidado de ver quais os recortes que vão em primeiro lugar e os que vão em ultimo, pois alguns recortes sobrepõem-se a outros.
Etiquetas:
Cola Termofusivel,
Heat Bond,
PAP
PAP - Texturas Criativas
1. Pinta-se a caixa á cor escolhida.
2. Com uma espátula apropriada, preencher generosamente toda a placa de vidro da caixa, com texturas criativas opacas de várias cores, dando-lhes a forma de flores (com uma cor as pétalas, com outra as folhas etc.)
3. Depois de bem preenchido o vidro, coloca-se em cima uma película aderente e vai-se espalmando a tinta muito bem, ajudando desta forma o preenchimento de qualquer espaço que tenha ficado sem tinta.
4. Retira-se a película aderente com cuidado (fica com um aspecto esquisito enquanto não secar completamente), e com um palito vai-se abrindo a tinta fazendo o contorno das flores e pétalas.
5. Depois de seco, pinta-se a parte de trás do vidro com tinta acrílica, com uma cor contrastante com as utilizadas na textura criativa.
6. A parte de cima é pintada com Betume Colors (género patine) cobrindo toda a superfície do vidro.
7. Com um pano/gaze húmido, retira-se todo o excesso até obtermos o efeito desejado.
8. O resto da caixa pode também, como acabamento, ser esponjada de quando em onde com o mesmo betume Colors.
PAP da Técnica de Pentear com Tinta Vitral
1. Igual á técnica de Pentear com tinta acrílica.
2. Igual á técnica de pentear com tinta acrílica.
3. Com um palito ou conta gotas pingar tinta vitral, tantas cores quantas quisermos.
4. Sem deixar secar, passar o pente na horizontal ou na vertical, nunca nos dois sentidos.
5. Deixar secar muito bem até o fundo ficar totalmente transparente (pode demorar até dois dias).
Obs. Esta técnica, pelos mesmos motivos da anterior, também só pode ser aplicada na horizontal.
Etiquetas:
PAP,
Técnica de Pentear com Tinta Vitral
PAP da Técnica de Pentear Com Tinta Acrilica
1. Pinta-se a caixa á cor escolhida, com excepção da zona onde se vai fazer a técnica que tem obrigatoriamente que ser branca.
2. Preencher generosamente o tampo com cola de Jacarelar, tendo cuidado de não deixar escorrer para fora dos limites da caixa.
3. Com tinta acrílica directamente dos frascos, fazer umas linhas na horizontal e na vertical, utilizando tantas cores quantas quisermos, podendo também deixar cair uns pingos de tinta de quando em onde, dando largas á imaginação.
4. Logo de seguida, sem deixar secar, passa-se o pente do lado que mais gostar, por cima da tinta no sentido que mais gostar, seja ele na horizontal, vertical ou ziguezagueando.
5. Deixar secar muito bem até o fundo branco ficar transparente (pode demorar dois dias).
Obs. Esta técnica também só pode ser feita no plano horizontal, pois de outra forma escorreria tudo.
Etiquetas:
PAP,
Técnica de Pentear com Tinta Acrilica
PAP Técnica de Jacarelar ou Falso Mosaico
1. Pintar a caixa á cor escolhida, com excepção da zona onde se vai fazer a técnica, que tem obrigatoriamente que ser branca. Deixar secar.
2. Preencher generosamente a zona a trabalhar, com cola de jacarelar, até cobrir todo o encaixe da tampa da caixa até ao seu limite.
3. Com um palito ou conta gotas, pingar tantas cores quantas quisermos de tinta vitral, podendo sobrepor cores.
4. Deixar secar muito bem até a cola ficar totalmente transparente, e a tinta vitral abrir completamente. Até obtermos o efeito final, pode demorar sensivelmente dois dias.
Obs. Esta técnica só pode ser feita na horizontal, nunca na vertical.
Etiquetas:
Falso Mosaico,
PAP,
Técnica de Jacarelar
sábado, 30 de outubro de 2010
PAP - Caixa com guardanapo almofadado
2. Depois de seca a tinta, pincelar generosamente com a base para craquelet e deixa-se secar.
3. Aplicar o craquelet azul (neste caso), generosamente sem esticar e em suaves e pequenas pinceladas. Deixa-se secar até abrir completamente.
4. Para fazer o almofadado, tiramos uma só folha da parte de trás do guardanapo, corta-se o tecido branco que vai servir de base para toda a operação, á medida do guardanapo, não esquecendo de deixar sempre uma margem de mais ou menos dois cm a mais do que a placa de madeira onde se vai proceder á aplicação.
5. Aplica-se Multicolage no tecido branco, encharcando bem.
6. De seguida, coloca-se o guardanapo em cima do tecido, calcando bem, com muito cuidado para que não fique enrugado nem com bolhas. Deixar secar um bocadinho.
7. Passar Multicolage no guardanapo, sempre de dentro para fora. Deixa-se secar muito bem, e se não acharmos que ficou suficientemente forte pode-se passar multicolage uma segunda vez.
8. Passar a cola permanente na berma do guardanapo, e na tampa da caixa já previamente pintada á cor escolhida.
9. Quando pusermos a mão na cola e já não estiver húmida, colocamos a manta acrílica/enchimento sob a placa de madeira e centramos o guardanapo na manta acrílica.
10. Dobramos os cantos (pressionando muito bem) pela parte de trás da placa de madeira, e depois vamos dobrando as quatro beiras uma a uma, como se estivéssemos a encadernar um livro.
11. Encaixamos a placa agora almofadada no tampo da caixa, e se for necessário com a ajuda de um estilete fazemos com que os cantos entrem bem no encaixe.
12. O acabamento pode ser feito com a laca de água brilhante.
Obs. Podemos também utilizar esta técnica com tecido estampado, não sendo necessária a base branca de tecido. Coloca-se directamente o tecido estampado em cima da manta acrílica e a placa de madeira, utilizando da mesma forma a cola permanente para ser mais fácil a sua aplicação/ fixação.
PAP - Caixa com aplicações de estanho
1. Pintar a caixa com uma cor a gosto
2. Cortar o estanho com a medida necessária deixando sempre uma margem de mais ou menos 2 cm de cada lado. Coloca-se o estanho em cima do molde escolhido e com a ajuda de um teque apropriado faz-se o decalque.
3. Feito o decalque, coloca-se o estanho em cima da placa de madeira da caixa onde se vai aplicar centrando e dobrando o excesso na parte de trás da placa de madeira, cortando o excesso de estanho dos cantos para que depois facilite o encaixe no tampo da caixa.
4. Chegar cola Pattex transparente no tampo da caixa e encaixar a placa de madeira já revestida com o estanho.
5. Podemos acentuar os contornos do decalque com um teque pontiagudo.
6. Para dar ao estanho um aspecto de envelhecido, aplica-se tinta acrílica preta em tubo e com um pano ou gaze húmido retiramos o excesso até obtermos o efeito desejado.
7. No rebordo do tampo, pode-se dar uma única pincelada com tinta acrílica metalizada.
8. Com a mesma tinta metalizada e com a ajuda de carimbos, damos um acabamento a gosto na parte de baixo da caixa.
9. Para terminar, passamos em toda a caixa uma camada de laca de água brilhante.
Obs. Esta técnica pode também ser aplicada em molduras.
Subscrever:
Mensagens (Atom)